Alimentação Hipercalórica – Benefícios e Contras da Dieta Para Aumentar A Massa Muscular

Como vocês sabem, durante todo o mês de março, a nutricionista Luma Monteiro está ao vivo todos os dias em sua fã page com o programa 24 Atitudes Magras. Pensando nisso e de acordo com algumas perguntas que temos recebido no blog, convidamos o especialista Dr. Anderson Silveira para falar a respeito de alimentação hipercalórica, bem como seus benefícios e contras.

Muitas pessoas não sabem corretamente como funciona uma dieta hipercalórica e não entendem as principais diferenças entre ganhar massa muscular e emagrecer, pois apesar de parecer ser simples, sem uma orientação adequada pode causar muitas dúvidas e erros. Não obstante disso, é que facilmente encontramos algumas pessoas falando que basta comer pizza e demais massas para ajudar no processo de ganho de peso e outras afirmando que comer pouco ajuda a secar. Sem contar que basta entrar na academia para uma pessoa querer tomar todos os suplementos disponíveis, mas será que você sabe para que serve cada um deles?

suplementos que ajudam na perda de peso, muitos nutricionistas utilizam fitoterápicos para potencializar este processo e há suplementos hipercalóricos como o famoso Whey Protein que ajudam a quem quer ganhar massa muscular magra. Pode parecer fazer sentir sentido comer muito para ganhar massa e comer pouco para emagrecer, mas não é tão simples assim. Para alcançar um perfeito estado de saúde e boa forma é preciso levar em conta a qualidade de vida e isso só é possível com a ajuda e a orientação profissional.

Ao passo que o ganho de peso está relacionado intimamente com o consumo de gorduras boas e carboidratos, quem pensa em reduzir o sobrepeso precisa fazer justamente o contrário, comer menos calorias, mas sem deixar de se nutrir bem. Isso porque emagrecer não é sinônimo de privação de alimentos, uma vez que até mesmo o que comemos nos serve de energia e combustível para atingir o peso idealizado.

Exatamente por isso que quando uma pessoa se propõe a uma dieta hipercalórica ou de emagrecimento precisa procurar um nutricionista para realização dos exames e programas nutricionais correspondentes as metas e possibilidades de cada pessoa.

Segundo o Dr. Anderson Silveira, 37 anos, professor e pesquisador do Departamento de Ciências Fisiológicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, “a dieta hipercalórica representa uma das muitas estratégias para atletas e praticantes regulares de exercícios, com o objetivo de ganho de massa corporal”, explica.

Se uma pessoa decide ganhar massa comendo o que quer, pensando que se é para ganhar peso, que seja comendo besteira, é possível desenvolver uma série de doenças que podem  prejudicar a muito a saúde.

Os riscos de uma dieta hipercalórica já são latentes quando a mesma é feita corretamente, com a ajuda de especialistas para montar um plano alimentar que corresponda aos objetivos, sendo assim, quando realizada de maneira errada, os riscos são ainda maiores. Dr. Anderson ressalta que “este tipo de dieta já representa um risco quando não orientada por um nutricionista. Uma vez que, o período de duração e balanceamento dos macronutrientes deve ser estudado cuidadosamente, pois devido ao excesso de carboidratos, gorduras e proteínas contidas neste tipo de dieta, existe a possibilidade de prejuízos a saúde, além do risco elevado de aumento da massa de gordura corporal em vez de massa muscular”.

Ou seja, se feito sem orientação, é mais fácil engordar do que ganhar massa muscular. Justamente por este motivo que existe uma linha muito tênue entre fazer dieta hipercalórica e comer o que quiser na tentativa de aumentar o peso.

É possível perder gordura e aumentar a massa muscular ao mesmo tempo na academia?

Para o especialista em Fisiologia da UFRRJ, os modelos de treinamento para promover o emagrecimento, especialmente em curto espaço de tempo, utilizam uma organização de volume e intensidade dos exercícios, que por questões fisiológicas e pela via de sinalização celular ativada por este modelo de treino, não são capazes de potencializar grandes ganhos de massa muscular concomitante a perda de gordura corporal, além da restrição calórica que é comum para quem deseja emagrecer, o que também contribui para este fato.

Isto é, dependendo do seu objetivo, o ideal é primeiramente procurar um nutricionista para esclarecer dúvidas e montar planos que sejam capazes de atingir as metas esperadas. Tudo isso também está relacionado com o tempo disponível para prática de exercício do aluno, bem como adequação ao programa montado pelo nutricionista.

Benefícios da dieta hipercalórica:

  • Maior resistência e força às praticas de exercícios.
  • Aumento de massa muscular e consequentemente definição dos músculos.
  • Ganhar massa magra também está relacionado com o aumento da autoestima.

Contras da dieta hipercalórica:

  • Refluxo gastroesofágico e náuseas
  • Desconforto gastrointestinal.
  • Em longo prazo pode sobrecarregar rins e fígado.

“Diversos estudos, tanto em animais, quanto em humanos demonstram claramente que dietas ricas em carboidratos e gorduras estão principalmente associadas ao desenvolvimento de síndrome metabólica, que é caracterizada por aumento da circunferência abdominal, dislipidemia, alteração da glicemia e pressão arterial”, avalia o Dr. Anderson Silveira.

Dentro deste contexto, é correto afirmar que os distúrbios metabólicos provocados pela dieta hipercalórica pode aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. Logo, o consumo excessivo destes marcronutrientes é contraindicado para quem já possui algum tipo de doença no coração ou metabólica.

Vale lembrar que por mais que tentemos modificar a estrutura muscular e esquelética do nosso corpo, há limites biológicos a serem levados em consideração. Somente substâncias ilícitas são capazes de modificar tal limite, entretanto, com uma dieta hipercalórica é possível, por meio de nutrientes, proteínas e aminoácidos, adaptar e aumentar a musculatura, mas nunca ultrapassar os limites do biotipo de cada pessoa.

 

Assessoria de Imprensa Minha Nutri – comercial.minhanutri@gmail.com

Share This:

Deixe uma resposta

Nome *
E-mail *
Site