Carnaval e Lanches Saudáveis – Dicas e Truques Para Cair na Folia Sem Sair da Dieta

O Carnaval é realmente uma época mágica. As pessoas se divertem nos bloquinhos de rua, acompanham os desfiles das escolas de samba, adoram correr atrás dos trios elétricos e até mesmo aproveitam o feriadão para viajar.

Mas, como é que fica o nosso plano alimentar diante de tantas possibilidades de dar uma escorregadinha na dieta? Tem aqueles que não querem nem pensar em ir para cozinha durante a folga e tem outros que simplesmente aproveitam os dias de folia para enfiar o pé na jaca e comer tudo o quiser. Há outras pessoas, que por completa falta de informação, acabam comendo besteiras porque acham que montar um lanche saudável requer mais tempo de preparo.

Pensando em todas estas situações é que a Minha Nutri resolveu montar um artigo voltado somente para receitas leves de Carnaval, para você entender de uma vez por todas que comer bem, sem sair da deita não é sinônimo de passar horas e mais horas na cozinha cozinhando e descascando legumes.

Com as dicas que vamos te passar aqui neste texto, você vai poder levar seu lanchinho saudável para praia, para os blocos e trios elétricos e até mesmo na sua viagem. Tudo isso para minimizar os prejuízos das escolhas erradas que podem minar qualquer dieta.

Importância da Hidratação:

Mas, antes de tudo vamos falar um pouquinho sobre a importância de beber água. Para que o corpo se mantenha hidratado e para prevenir doenças como pedras nos rins, é imprescindível que se beba, pelo menos, 2 litros de água por dia. Por isso, não descuide da sua hidratação durante o Carnaval, principalmente as pessoas que costumam ingerir bebidas alcoólicas, pois esta é uma forma natural de prevenir a ressaca intensa no dia seguinte. Água é vida. Pense nisso.

Quando costumamos falar em beber 2 litros de água, as pessoas se assustam e acham que é muito, porém se você beber 6 copos de, aproximadamente 350ml cada, você conseguirá atingir esta meta durante o dia. Entretanto, muitas pessoas tendem a esquecer de beber água devido à rotina corrida, entre outros fatores. Mas, com saúde não se brinca, por isso fica a dica de beber água sempre.

Cuidados com as comidas de rua:

Só para vocês terem uma ideia, em 2015, numa cidade de Portugal, durante um evento gastronômico famoso chamado Street Food Festival, ocorreu um incidente envolvendo muitos consumidores que participavam do festival de comida e eles precisaram ser internados por conta de intoxicação alimentar. E eu estou dando este exemplo porque este caso aconteceu em um evento gastronômico, ou seja, teoricamente deveria estar preparado para alcançar os níveis de higiene e manipulação correta, de acordo com as Boas Práticas, entretanto, muitas pessoas tiveram que ser hospitalizadas por conta de algumas barracas que estavam vendendo comidas contaminadas.

Agora, se pensarmos um pouco e tentarmos substituir essa situação aqui para o Brasil, durante o Carnaval, podemos imaginar os riscos que estaríamos correndo em consumir comida de rua, que por muitas vezes não tem tanto cuidado assim com a manipulação e acondicionamento dos alimentos, sem contar que uma época como a do verão, os riscos de estragar os alimentos ainda são maiores, devido ao calor intenso.

E eu não estou falando que um país da Europa é melhor que o Brasil não. Não entendam mal. Eu simplesmente estou tentando mostrar que pode não ser a melhor alternativa de consumo, caso você esteja com dúvidas sobre determinado alimento. Afinal de contas, sem generalizar, ninguém está livre disso. Portanto, se pudermos levar nosso lanche de casa, eliminamos este possível transtorno e ainda cuidamos da nossa dieta.

É mais fácil do que você pensa manter a dieta durante o Carnaval:

Tudo se resume a uma bolsa térmica e, hoje em dia, nem é mais desculpa falar que elas são grandes ou feias e nem vão combinar com o look ou fantasia. O que mais tem a venda são bolsas térmicas personalizadas e de diversos tamanhos. Ou seja, a forma como você vai levar este lanche para a rua já está resolvida.

Agora, vamos aprender uma receita de suco de uva integral com chia que você poderá beber durante o café da manhã e manter a saciedade por mais tempo.

Ingredientes:

  • Meio litro de suco integral de uva
  • 200ml de água
  • 2 colheres sopa de chia

Modo de Preparo:

Mexer bem e deixar na geladeira por pelo menos 30 min para que a chia atue e crie a substância gelationosa. Depois disso, basta servir.  A chia atua como inibidor do apetite trazendo consigo relações com o emagrecimento, uma vez que a pessoa saciada, não sente vontade de comer fora da hora.

Outra dica que você poderá fazer que, além de deliciosa, também vai te dar a energia para cair no samba o dia inteiro é o pão de batata doce. Você pode preparar tudo um dia antes e ir levando as fatias embrulhadas em papel alumínio na sua bolsa térmica para a rua.

Ingredientes:

  • 3 batatas doce cozidas e amassada
  • 2 ovos
  • 1 xic de óleo de girassol
  • 400g de farinha de trigo
  • 1 xic de farinha de amendoim
  • 1 xic de farinha de arroz
  • 1/2xic de melado
  • 2 col sopa de açúcar refinado
  • 1 xic de agua morna
  • 1 col sopa de fermento de pão seco
  • 1 col café de sal
  • raspas de meia laranja
  • canela em pó
  • gengibre em pó a gosto
  • ½ col de frutas cristalizadas

Modo de Preparo:

Misturar a água, açúcar e fermento e deixe descansar por 10min, isso vai ativar o fermento. Em um vasilha misture a batata, óleo, ovo e melado. Acrescente a farinha de amendoim, farinha de arroz, as frutas, raspas de laranja, canela, gengibre. Misture junto à massa que está reagindo ao fermento e vai colocando a farinha de trigo aos poucos até a massa soltar da mão. Sove bem a massa e deixe descansar por 1h.

Coloque numa forma de pão de forma (mesma forma de bolo Inglês). Leve ao forno por aproximadamente 30min.

Rolinho de Frutas Para Levar Para Folia:

 

Agora se você realmente não quer ir para cozinha este Carnaval e só está pensando em comprar um alimento nutritivo e saudável para aguentar o seu ritmo, então você pode comprar os Rolinhos de Frutas da Só Snacks (insta: @sosnacksbrazil), a melhor opção para encarar o Carnaval sem passar fome e muito menos sair da dieta. Uma fonte incrível de fibras e com uma diversidade de sabores sensacionais.

Mais Mu: Proteína Para Quem Vai Desfilar nas Escolas de Samba:

A linha Muke da Mais Mu (insta: @maismu) é uma alternativa para reparar o desgaste muscular depois das atividades físicas, até mesmo para quem passa o dia todo dançando e se divertindo nos bloquinhos de rua, trios elétricos ou desfile nas escolas de samba, afinal de contas, é uma atividade física intensa.

Cada garrafinha, com sabores de baunilha ou chocolate, tem 22 gramas de proteína e 100 mg de cálcio. Realmente é um coringa para todas as bolsas dos foliões!

Exagerou nas comidinhas durante o Carnaval e quer correr atrás do prejuízo?

Não tem problema! Depois do Carnaval, mais precisamente no dia 6 de março, a assessoria em nutrição Minha Nutri vai lançar uma série de vídeos ao vivo em sua Página Oficial do Facebook. As 24 Atitudes Magras vai te ajudar a ter pensamentos magros e saudáveis para que você possa perder todos os quilos extras que você ganhou no Carnaval.

Fique pronta, a partir do dia 6 de março, a nutricionista Luma Monteiro virá com muitas dicas e informações para você ter atitudes inteligentes quanto a sua alimentação e emagrecer de maneira segura. Fiquem de olho, vocês não podem perder, pois a cada dia você terá uma nova atitude para seguir e manter a sua qualidade de vida!

Agora que você já tem as dicas para viver intensamente o Carnaval, mas sem se esquecer dos seus objetivos de emagrecer com saúde, espero que você possa curtir estes quatro dias com felicidade, moderação e muita paz no coração!

Bom Carnaval a todos!

 

Assessoria de Imprensa Minha Nutri – comercial.minhanutri@gmail.com

Share This:

Deixe uma resposta

Nome *
E-mail *
Site