Festa Infantil: Como Montar Um Cardápio Saudável e Saboroso Para Crianças e Adultos

Alimentação infantil é sempre um dilema para os pais. Se de um lado queremos dar as comidas mais saudáveis possíveis, por outro precisamos ceder em algum momento porque não tem jeito, as guloseimas existem e mais cedo ou mais tarde nossos filhos entrarão em contato com elas. Mas, você sabe como equilibrar tudo isso?

Para a nutricionista Luma Monteiro, da assessoria em nutrição Minha Nutri, não transformar momentos de comer uma besteira ou outra em hábitos é o fundamental. Nenhuma criança, por mais centrada que seja, fica sem experimentar alimentos menos saudáveis e isso, de certo ponto é até bom, pois essa receptividade  nos permite realizar diversos experimentos, deixando a criatividade fluir e preparar lanches e refeições como almoço e jantar em algo interessante que instigue a curiosidade e vontade também por comidas nutritivas e que fazem bem para a saúde.

Equilíbrio sempre:

As festas infantis parecem –  um primeiro momento – ser grandes vilãs dos pais que lutam para manter o filho longe das guloseimas. Cachorro quente, pizzas, hambúrgueres, salgadinhos, refrigerantes, bolo, brigadeiro e por aí vai! Inclusive para eles próprios, já que muitas mamães e papais não querem e nem pretendem fugir da dieta durante as festividades. Mas, por conta de falta de opções acabam sucumbindo às tentações.

Mas, e se você fosse a uma festa que tivesse como filosofia uma alimentação saudável sem deixar de lado o sabor e a ludicidade para chamar atenção das crianças? Por muitas vezes o comodismo não nos permite enxergar outras possibilidades e acabamos encomendando todo o buffet sem pensarmos com uma visão crítica de que pode ser visto de outra forma.

Foi pensando exatamente nisso que a Luma Monteiro, que já vem há uma semana com seus lives ao vivo no Facebook, diariamente, às 15h, chamado 24 Atitudes Magras, onde a nutricionista mostra que o mais importante não são as dietas malucas que nos são propostas pela internet e demais meios de comunicação, mas sim as atitudes inteligentes que todos somos capazes de tomar. Então, ela resolveu compartilhar todo o cardápio da festa do seu filho Efraim, que fez aniversário neste último domingo, dia 12 de março.

O planejamento, sem dúvida, é uma das partes mais importantes. Não adianta de um dia para outro, com o compromisso de uma festa a ser realizada, você querer decidir tudo o que vai fazer sem consultar os custos, material, ingredientes, tempo de preparo, entre outras coisas. O cardápio da festa do Efraim foi realmente simples em sua essência, porém grandioso no que diz respeito a filosofia de vida da família.

Claro que a festa é infantil, mas os pais também vão degustar os quitutes, concorda comigo? Por isso que agradar a gregos e troianos faz parte da brincadeira. Fazer um cardápio voltado para os adultos também é interessante e deixa tudo mais leve.

Cardápio da Festa:

  • bolo de pão de queijo com chia
  • cupcake de maçã com chia
  • cupcake vegano de cacau
  • folhado de ricota, cenoura e azeitona preta
  • biscoito polvilho
  • rosquinhas doces
  • pastinhas: feijão branco com beterraba, babaganouche e musse de atum
  • frutas variadas
  • torta de legumes com linguiça
  • gelatina colorida com frutas
  • salada de lentilha colorida
  • sucos diversos
  • Quibe de forno sem carne (quibe de abóbora, couve flor e proteína texturizada de soja)
  • entre outros

Fotos Das Receitas Exclusivas Desenvolvidas Pela Luma Monteiro:

Gelatina Colorida com Frutas
Água Aromatizada
Torta de Legumes com Linguiça
Bolo de Pão de Queijo Com Chia
Cupcake de Maçã Com Chia
Folhado de Ricota, Cenoura e Azeitona Preta
Frutas Diversas
Pasta de Feijão com Beterraba, Babaganouche e Musse de Atum
Biscoito Polvilho
Salada de Lentilha Colorida com Lombo, Carne Seca Desfiada, Cebola Roxa, Cenoura, Abobrinha, Azeitona e Cebolinha
Quibe de forno sem carne (quibe de abóbora, couve flor e proteína texturizada de soja)

 

E vocês, gostaram do resultado? Espero que gostem do cardápio e adaptem nas próximas festas dos filhos!

 

Assessoria de Imprensa Minha Nutri – comercial.minhanutri@gmail.com

Share This:

Deixe uma resposta

Nome *
E-mail *
Site